Clique nas imagens para ampliar
O expurgo de arquivos é um procedimento realizado para a destruição definitiva e segura de documentos prescritos, o que assegura a impossibilidade da recuperação de suas informações. Conforme Tabela de Temporalidade Documental (TTD), o expurgo de arquivos pode ocorrer após a expiração de sua validade. Além disso, esta tabela também determina a destinação de cada documento após seu descarte. É necessário guardar por mais tempo alguns tipos de documento, como documentos das áreas fiscais, contábil e financeira. Cabe a cada estabelecimento elaborar a TTD de acordo com suas necessidades.
COMO FUNCIONA O EXPURGO DE ARQUIVOS
A data para o expurgo de arquivos depende das necessidades de cada empresa. Os documentos que necessitam de serem armazenados por um longo período, não são isentos da expurga. O gerenciamento de documentos é realizado através de software específico fornecido pelo cliente, pois são informadas as respectivas datas para o expurgo de arquivos de cada documento. Outra forma de descartar documentos para expurgo é através da decisão do cliente, que notifica o prazo para cada documento ser descartado.
Os documentos, então, são empacotados em caixas e enviados para a empresa especializada que realizará o procedimento do expurgo de arquivos. Os documentos, então, são submetidos a um processo chamado fragmentação, através de máquina apropriada para grandes volumes. Este processo é realizado em espaço restrito e reservado, com hora marcada. Assim, o montante fragmentado é transportado para uma área de descarte ecológico e passa por um processo de incineração ecológica.
No mercado, há forte preocupação e apelo para a realização de métodos ecologicamente corretos. Portanto, se o expurgo de arquivos passar por processo de queima, contradirá este bem ao meio ambiente, uma vez que causará poluição com os gases liberados. O que se chama de incineração ecológica, na realidade, não envolve queima, mas sim, uma desintegração dos documentos.
Após a desintegração, não é mais possível recuperar as informações do documento, pois além de ter sido totalmente desintegrado, o material restante servirá para reaproveitamento em indústrias de papel tissue, ou seja, para produção de papel higiênico, papel toalha e papéis para fins sanitários, em geral. Dessa forma, o ciclo de reciclagem é finalizado.
APARAS CARVALHO – DESTRUIÇÃO SEGURA DE DOCUMENTOS FÍSICOS
A Aparas Carvalho é especializada em destruição segura de documentos e mídias de dados. Também atua com o comércio de sucatas de papéis, metálicas, plásticas e eletrônicas. Com mais de 15 anos no mercado, a Aparas Carvalho é voltada para o compromisso com a preservação do meio ambiente. Seu atendimento abrange a cidade de São Paulo e demais cidades em um raio de 100 km a partir da Capital.
A empresa possui frota composta por veículos apropriados para o serviço de destruição de documentos, todos com baús lacráveis pelo cliente. Ademais, possui maquinário moderno, potente e altamente eficaz a fim de agilizar o procedimento. Como prova de sua qualidade e eficiência, a Aparas Carvalho é certificada pela CETESB.